skip to main |
skip to sidebar
E então, diz a placa na estrada: “Início da Serra, suba em 1º marcha”.
Ainda que muitos digam que uma Kombi Safári é lenta, pelo menos o Minizen não tem esses problemas, subir Serra igualmente… o menino vai embora! Nas retas, tranquilamente 80/90 Km/hora. Muito mais rápido que o nosso antigo Motorzen.
Se a placa diz isso é porque a Serra deve ser pesada… e é! – Provavelmente a Serra mais pesada que já passamos no Brasil.
Sobe, sobe e sobe, uns 4 km radical, uma vista paradisíaca quando se chega no topo, e ai começa uma descida. Não muito forte, nem longa, porém com a vista do outro lado da Serra.
Na realidade não é o topo da Serra, é sim a borda de um extinto vulcão. O Tepequém = Caldeira de Fogo… e assim estamos dentro de um vulcão.
Pista para aviões em Tepequém, desde décadas passadas (motivo: garimpo)
A Vila de Tepequém, Roraima deve ter uns 400 habitantes, foi um antigo garimpo de diamantes, ainda hoje tem uns que arriscam a sorte por ali, mas sem as máquinas, pois estão proibidas. Já chegou a ter cerca de 5 mil pessoas morando lá. – Foi um garimpo forte. – Começou na década de 30 do século passado e terminou por volta dos anos 2000… Hoje está tentando viver do turismo.
Por estar a uns 1000 metros de altitude tem um clima super agradável, mesmo estando na Amazônia, e um povo super hospitaleiro… em sua maioria pessoas que foram ligadas ao garimpo. Hoje proprietários de restaurantes, pousadas e campings. – Tudo simples, mas satisfaz. – Energia elétrica, é via um gerador para toda a cidade. Celular e internet nem pensar, mas breve chegará.
Tentei por dois minutos achar um diamante… Nada!
Nós nos instalamos na pousada/camping Aliança do Carlos, mais conhecido como Japa, ainda que seja Índio, ambos tem olhos puxados… pessoa maravilhosa!
O que tem na Vila de Tepequém, além de estar dentro de um vulcão?
Cachoeiras, praias, a antiga vila (Vila Cabo Sobral) onde é possível ver algumas ruínas do tempo do garimpo, a incrível sensação de perceber o formato do vulcão, um local super tranquilo e uma energia que:
Vale uma Viagem!
E conta a lenda que:
O cacique preocupado com a cadeira de fogo soltando suas lavas. Três belas índias se ofereceram para serem esposas/sacrifício do Tepequém. Após a oferenda, Tepequém ficou tranquilo e as três índias, pelo sacrifício, tiveram suas lágrimas transformadas em diamantes…