Um hábito que está desaparecendo no Japão

No Japão, o café da manhã é uma das principais refeições do dia, sendo praticamente um almoço. É comum se comer arroz branco cozido, missoshiru (sopa de pasta de soja), peixe assado e tsukemono (legumes em conserva).
Isto era considerado como um dos maiores segredos da longevidade dos japoneses. Mas com a globalização este hábito saudável está sumindo das mesas do Japão. Além disso, o que contribui para a redução deste costume é a falta de tempo das mulheres, que cada vez mais, devido à crise, estão trabalhando. Afinal, além do tempo gasto para o preparo, perde-se ainda mais horas lavando as tigelas, pois os japoneses usam um tchawan (tigela) para cada item.
Café da manhã servido no famoso restaurante Dennys (uma mistura de café americano e japonês).
Café ao estilo americano também muito apreciado no país
Cada vez mais estão preferindo café ao estilo ocidental: pães, queijo, geléias, etc.
As famosas redes de café como Starbucks e Doutor Coffee (além de muitas outras cafeterias famosas) caíram no gosto do povo japonês.
Vejas as opções de café (nada saudáveis)
Com a crise mundial os japoneses vêm sofrendo com a falta de dinheiro e acabam fazendo refeições mais baratas. Um dos lugares que oferecem café da manhã a preços populares é o McDonald’s.
Apesar da diminuição do café típico japonês, muitas mães com filhos pequenos preparam a refeição completa para as crianças. Um dos alimentos mais apreciados pelos japoneses no assagohan (café da manhã) é o natto (soja fermentada). O natto é um alimento muito rico em proteínas e que faz muito bem a saúde. Apesar de um cheiro muito forte e consistência pegajosa é muito apreciada pelos japoneses. Costuma-se comê-lo com arroz branco, e geralmente adicionam molho de soja, cebolinha picada e alguns apreciam com ovos crus.
É claro, essa mudança nos hábitos alimentares trazem conseqüências ruins. Acarretam para o aumento de casos de câncer de estômago e obesidade no país.
Aprenda como se faz o missoshiru (sopa de pasta de soja)