Pompéia - Destino perturbador e aterrorizante

A cidade de Pompéia, na Itália, é localizada a 22 quilômetros da moderna Nápoles (ao sul do país), tendo como seu grande algoz o vulcão Vesúvio, que provocou a destruição de toda uma cidade no dia 24 de Agosto, no ano de 79 d.C. numa erupção violenta, expelindo grandes quantidades de pedras incandescentes, lava vulcânica, poeira e fumaça tóxica. A intensa chuva de cinzas sepultou a cidade inteira e quase toda população morreu soterrada. Cidades vizinhas de Herculano e Stabia sofreram a mesma catástrofe.

Esta tragédia ocultou a existência desta cidade por 1600 anos sendo redescoberta por mero acaso. No final do século XVIII um agricultor da região que ao trabalhar pela redondeza encontrou um muro da cidade. Dois séculos seguintes e o lugar foi escavado por arqueólogos, sendo encontrados casas, prédios, aquedutos (sistemas de condução de água), teatros, lojas e outras construções. Também foram achados pinturas em paredes (afrescos) e objetos, que ajudaram a revelar aspectos do cotidiano deste local, pertencente ao Império Romano.

Além das edificações, foram descobertos vários corpos petrificados, em posição de proteção, moldadas pela lava e cinzas, registrando o momento exato ao qual foram atingidas pela erupção do Vesúvio. Visão esta que impressionou os pesquisadores pelo perfeito estado.

Atualmente, é um dos mais populares destinos turísticos da Itália. Por ano recebe em torno de 2.5 milhões de pessoas.